Pular para o conteúdo principal

DESIGN SIMPLES E MATERIAIS BÁSICOS EM UMA BELA CASA RURAL

ESCRITÓRIO PROJETA CASA QUE MOSTRA QUE É POSSÍVEL CRIAR ESPAÇOS BELOS E CONFORTÁVEIS COM MATERIAIS E FORMAS SIMPLES.
Nada de panos de vidro ou materiais luxuosos. A proposta dos arquitetos e designers da Rural Design Architects foi desenvolver um projeto “simples”, no melhor sentido da palavra.

Localizada na Ilha de Skye, a maior do arquipélago Hébridas, na Escócia, a residência com cara de ‘tiny house’ foi projetada e construída no estilo galpão, muito comum em ambientes rurais. Tanto características sociais, quanto condições climáticas locais foram os norteadores do projeto que tirou proveito dos materiais para criar um espaço eficiente e confortável sem abrir mão de estética.
© Rural Design Architects/ David Barbour

© Rural Design Architects/ David Barbour

Utilizando materiais básicos e até sucatas foi possível construir todos os componentes da edificação, inclusive algumas peças do mobiliário. A pele de metal externa, predominante em todas as fachadas, possui uma função de proteção contra os ventos fortes e tempestades, muitas vezes ferozes na região. Mesmo com uma paisagem natural belíssima no entorno, as janelas foram abertas cuidadosamente, criando um enquadramento horizontal para a paisagem. Mesmo com vãos não tão grandes, os ambientes internos são bem iluminados.

Com 70 metros quadrados, a residência é composta, basicamente, por madeira reciclada, estrutura e telhas metálicas, e blocos de concreto. O espaço interno se divide em sala de estar e jantar, cozinha, banheiro, quarto e varanda, além de áreas destinadas à lavanderia, armazenamento e closet.

© Rural Design Architects/ David Barbour

© Rural Design Architects/ David Barbour

© Rural Design Architects/ David Barbour

© Rural Design Architects/ David Barbour

© Rural Design Architects/ David Barbour

© Rural Design Architects/ David Barbour

Segundo o arquiteto especialista no conceito Passivhaus, Bronwyn Barry, as formas simples sem grandes peles de vidro conseguem ser mais eficientes de maneira mais fácil. Além disso, esse tipo de projeto facilita enormemente a manutenção.

O estilo “é quadradão mas é bonito” pode ser encontrado em vários projetos do Rural Design Architects. Você pode conhecer mais no site oficial do escritório. O projeto foi concluído em 2106.

© Rural Design Architects/ David Barbour

© Rural Design Architects/ David Barbour

© Rural Design Architects/ David Barbour

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Telhado de Bambu

É muito resistente quando devidamente tratado, com uma estética linda e, não se utiliza só como cobertura, mas como vedação (paredes).  Quando os bambus não são tratados, o sol e a chuva os tornam fragilizados, criando fungos e ressecamento, a durabilidade é de uns 2 ou 3 anos, dependendo da região. Mas, se souber colher no dia certo (não caruncha e dura bastante) e aplicar um spray impermeável, a duração será muito maior que três anos *Dica:  - popularmente, a lua minguante (4ºdia) é conhecida como a melhor lua para se cortar os colmos (caule) de bambu.  - Use sulfato de cobre. Fonte: Brincadeira Sustentável