Pular para o conteúdo principal

DESIGN SIMPLES E MATERIAIS BÁSICOS EM UMA BELA CASA RURAL

ESCRITÓRIO PROJETA CASA QUE MOSTRA QUE É POSSÍVEL CRIAR ESPAÇOS BELOS E CONFORTÁVEIS COM MATERIAIS E FORMAS SIMPLES.
Nada de panos de vidro ou materiais luxuosos. A proposta dos arquitetos e designers da Rural Design Architects foi desenvolver um projeto “simples”, no melhor sentido da palavra.

Localizada na Ilha de Skye, a maior do arquipélago Hébridas, na Escócia, a residência com cara de ‘tiny house’ foi projetada e construída no estilo galpão, muito comum em ambientes rurais. Tanto características sociais, quanto condições climáticas locais foram os norteadores do projeto que tirou proveito dos materiais para criar um espaço eficiente e confortável sem abrir mão de estética.
© Rural Design Architects/ David Barbour

© Rural Design Architects/ David Barbour

Utilizando materiais básicos e até sucatas foi possível construir todos os componentes da edificação, inclusive algumas peças do mobiliário. A pele de metal externa, predominante em todas as fachadas, possui uma função de proteção contra os ventos fortes e tempestades, muitas vezes ferozes na região. Mesmo com uma paisagem natural belíssima no entorno, as janelas foram abertas cuidadosamente, criando um enquadramento horizontal para a paisagem. Mesmo com vãos não tão grandes, os ambientes internos são bem iluminados.

Com 70 metros quadrados, a residência é composta, basicamente, por madeira reciclada, estrutura e telhas metálicas, e blocos de concreto. O espaço interno se divide em sala de estar e jantar, cozinha, banheiro, quarto e varanda, além de áreas destinadas à lavanderia, armazenamento e closet.

© Rural Design Architects/ David Barbour

© Rural Design Architects/ David Barbour

© Rural Design Architects/ David Barbour

© Rural Design Architects/ David Barbour

© Rural Design Architects/ David Barbour

© Rural Design Architects/ David Barbour

Segundo o arquiteto especialista no conceito Passivhaus, Bronwyn Barry, as formas simples sem grandes peles de vidro conseguem ser mais eficientes de maneira mais fácil. Além disso, esse tipo de projeto facilita enormemente a manutenção.

O estilo “é quadradão mas é bonito” pode ser encontrado em vários projetos do Rural Design Architects. Você pode conhecer mais no site oficial do escritório. O projeto foi concluído em 2106.

© Rural Design Architects/ David Barbour

© Rural Design Architects/ David Barbour

© Rural Design Architects/ David Barbour

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios