Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

4 de jul de 2016

Edificação em Curitiba é modelo de sustentabilidade Edificação em Curitiba, é modelo de sustentabilidade

O Núcleo Senai é um modelo de sustentabilidade, em Curitiba no Paraná. Uma edificação totalmente equipada com tecnologias sustentáveis e inovação em processos construtivos.

Modelo de Sustentabilidade

Projetado pelo escritório de Arquitetura Studio Arqbox, a edificação foi criada para ser um modelo de sustentabilidade, onde reúne proposta com empresas parceiras da instituição, além de incentivar a população à sustentabilidade aplicada à construção civil, energia e meio ambiente. Edificação em Curitiba, é modelo de sustentabilidade.

Modelo de Sustentabilidade

A edificação foi projetada em um terreno, onde já existia a sede do Senai. No centro do terreno estava disponível uma área de 318,00 m² para a edificação modelo de sustentabilidade, que foi construída em dois pavimentos (térreo e mezanino) totalizando 160,00 m² de construção. Edificação em Curitiba, é modelo de sustentabilidade.

Modelo de Sustentabilidade

No projeto foi utilizado a ferramenta BIM (Building Information Modeling), ou Modelagem de Informação da Construção, que gerencia todas as fases de um projeto de edifício, como análises estruturais e de desempenho, evitando desperdícios e otimizando o fluxo de trabalho. A construção foi finalizada no ano de 2013, vejamos a seguir as técnicas sustentáveis utilizadas nesta edificação: Construção a seco: O sistema Wood Frame, utiliza tecnologia sustentável composta por diversas camadas feitas de materiais de fontes renováveis, permitindo um conforto térmico tanto nas regiões frias como quentes. Com essa tecnologia reduz em 85% a geração de resíduos em obras, e 90% o uso de recursos hídricos, além de acelerar em até 3x o processo construtivo. Edificação em Curitiba, é modelo de sustentabilidade.

Modelo de Sustentabilidade

Orientação de Fachadas: As fachadas Norte e Sul tem diferentes alturas fazendo com que o aquecimento interno da edificação seja menor no verão. Para o inverno, os materiais escolhidos foram pensados para uma grande capacidade de isolamento térmico. A ventilação natural com a inserção do mezanino, proporciona um efeito de saída dos ventos predominantes, fazendo com que a temperatura seja amena no interior do edifício, dispensando assim, o uso de sistemas de resfriamento artificiais. Edificação em Curitiba, é modelo de sustentabilidade.

Modelo de Sustentabilidade

As aberturas das janelas, também foram estudadas em relação ao sol, aproveitando ao máximo a luz natural indireta, dentro da edificação. Edificação em Curitiba, é modelo de sustentabilidade.

Modelo de Sustentabilidade

Energia Fotovoltaica: Produzida a partir de luz solar, a energia fotovoltaica transforma os raios solares em energia elétrica. A energia é captada por painéis fotovoltaicos e chega até um conversor na forma de corrente contínua. Essa energia é transformada em corrente alternada para que possa ser utilizada nos ambientes. Edificação em Curitiba, é modelo de sustentabilidade.

Imagem: Solar Energy 

Painéis fotovoltaicos foram instalados no telhado para a face norte, combinados com orientação, inclinação, e angulação dos painéis, são alguns parâmetros à serem seguidos e assim receber a incidência solar ideal, para melhor aproveitamento energético das placas. Totalizando 10 placas com capacidade de captação de 275 kwp, toda a produção é utilizada no edifício, quando ele não está sendo utilizado, a energia produzida, vai para concessionaria e fica como credito para edificação. Água da Chuva: O Aproveitamento de água da chuva é uma ótima opção para aproveitar esse recurso disponível, pois além de economizar na conta de água, ajuda a natureza. A instalação é composta por calhas que passam por condutores e direcionam a água para um reservatório, as primeiras águas da chuva são descartadas, pois elas lavam o telhado. O aproveitamento foi utilizado para abastecimento local, onde não utiliza água potável como descargas dos banheiros e irrigação do jardim. Telhado Verde: Além das placas fotovoltaicas, o telhado foi utilizado para um jardim, onde também contribui para contenção da água pluvial excessiva e funciona como um bom isolante termoacústico, evitando o aquecimento ou o resfriamento excessivo do ambiente interno. Edificação em Curitiba, é modelo de sustentabilidade.


Madeira ecológica: Para o deck, foi utilizado madeira plástica composta por resíduos de madeira e plástico pós-consumo, não utilizando recursos naturais. É uma ótima alternativa sustentável à madeira extrativa, com facilidade na hora da limpeza e alta durabilidade. Edificação em Curitiba, é modelo de sustentabilidade.

Modelo de Sustentabilidade

Automação: Tarefas habituais são utilizadas em uma casa comum, como por exemplo, apagar a luz de um ambiente que não está sendo utilizado. Com a automação essas tarefas são facilitadas com sensores que acionam através de programação. Para esta edificação, foram usadas na iluminação, climatização, comunicações, segurança e gerenciamento energético, tudo controlado a qualquer momento e de qualquer lugar. Imagens: Studio Arqbox Edificação em Curitiba, é modelo de sustentabilidade.
Fonte: Sustentarqui