Pular para o conteúdo principal

Arquitetura do Ambiente Seguro

O significado de se projetar de forma segura é muito abrangente, porém temos que estar focados no Ser Humano, pois é ele, a pessoa mais importante quando se fala de ambiente construído. O profissional que está mais perto do cliente, e que vai coletar dados importantes quanto ao seu modo de vida é o Arquiteto e, portanto, é o profissional que tem as ferramentas para projetar um ambiente o mais seguro possível.
Como no Holocausto, onde aproximadamente 7,5 milhões de pessoas foram exterminadas pela inalação da substância HCN (hidrocianeto), que é um gás letal, os profissionais que lidam com projeto, devem estar atentos ao especificar os materiais que serão utilizados nessa obra para que um holocausto não ocorra se houver um incêndio nessa construção. Prevenir acidentes é dever desse profissional, e para tanto, se faz necessário conhecer sobre os materiais que serão utilizados nesse projeto para que não causem danos futuros. Pesquisar sobre a composição química desses materiais, para que num evento de combustão não agridam o meio ambiente e as pessoas que nele habitam, é uma tarefa de grande importância para a segurança desse habitante.
O maior responsável pelas mortes em incêndios são os gases tóxicos emitidos pelos materiais utilizados na construção, logo fica claro que ao se projetar, o profissional envolvido deve pesquisar não somente sobre os costumes do cliente, mas também sobre os materiais que irá especificar para esse projeto. Com isso, podemos perceber a importância do projetar consciente, e do quão responsável esse profissional deve ser para que não tenha arrependimentos e problemas no futuro.
Especificações de materiais adequados ao projeto podem contribuir significantemente na geração de menores impactos ambientais, menor demanda energética de climatização, maior conforto ambiental e social, e conseqüentemente maior segurança.
Cada dia mais os clientes estão mais exigentes e críticos quanto às questões de sustentabilidade, e exigem dos profissionais maior envolvimento e conhecimento em seus projetos. Isso faz com que o profissional que estiver mais atento às necessidades de se projetar um ambiente saudável e seguro esteja caminhando um passo a frente daquele que ainda não percebeu a importância primordial de uma construção que é o Ser Humano, seu bem estar e principalmente a sua segurança.
Quanto mais envolvido em seu trabalho, em cuidar dos detalhes importantes a saúde dessa habitação especificando com consciência os materiais a serem utilizados, buscando fazer uso de técnicas construtivas que permitam o descarte da menor quantidade de resíduos possível, fazendo a captação e reuso das águas pluviais, se preocupando com a eficiência energética, com o conforto dessa construção, maior será a satisfação desse profissional e do seu cliente, como também, menores serão os problemas decorrentes dessa obra.

Celina Lago

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios