Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

19 de ago de 2009

Arquitetura do Ambiente Seguro

O significado de se projetar de forma segura é muito abrangente, porém temos que estar focados no Ser Humano, pois é ele, a pessoa mais importante quando se fala de ambiente construído. O profissional que está mais perto do cliente, e que vai coletar dados importantes quanto ao seu modo de vida é o Arquiteto e, portanto, é o profissional que tem as ferramentas para projetar um ambiente o mais seguro possível.
Como no Holocausto, onde aproximadamente 7,5 milhões de pessoas foram exterminadas pela inalação da substância HCN (hidrocianeto), que é um gás letal, os profissionais que lidam com projeto, devem estar atentos ao especificar os materiais que serão utilizados nessa obra para que um holocausto não ocorra se houver um incêndio nessa construção. Prevenir acidentes é dever desse profissional, e para tanto, se faz necessário conhecer sobre os materiais que serão utilizados nesse projeto para que não causem danos futuros. Pesquisar sobre a composição química desses materiais, para que num evento de combustão não agridam o meio ambiente e as pessoas que nele habitam, é uma tarefa de grande importância para a segurança desse habitante.
O maior responsável pelas mortes em incêndios são os gases tóxicos emitidos pelos materiais utilizados na construção, logo fica claro que ao se projetar, o profissional envolvido deve pesquisar não somente sobre os costumes do cliente, mas também sobre os materiais que irá especificar para esse projeto. Com isso, podemos perceber a importância do projetar consciente, e do quão responsável esse profissional deve ser para que não tenha arrependimentos e problemas no futuro.
Especificações de materiais adequados ao projeto podem contribuir significantemente na geração de menores impactos ambientais, menor demanda energética de climatização, maior conforto ambiental e social, e conseqüentemente maior segurança.
Cada dia mais os clientes estão mais exigentes e críticos quanto às questões de sustentabilidade, e exigem dos profissionais maior envolvimento e conhecimento em seus projetos. Isso faz com que o profissional que estiver mais atento às necessidades de se projetar um ambiente saudável e seguro esteja caminhando um passo a frente daquele que ainda não percebeu a importância primordial de uma construção que é o Ser Humano, seu bem estar e principalmente a sua segurança.
Quanto mais envolvido em seu trabalho, em cuidar dos detalhes importantes a saúde dessa habitação especificando com consciência os materiais a serem utilizados, buscando fazer uso de técnicas construtivas que permitam o descarte da menor quantidade de resíduos possível, fazendo a captação e reuso das águas pluviais, se preocupando com a eficiência energética, com o conforto dessa construção, maior será a satisfação desse profissional e do seu cliente, como também, menores serão os problemas decorrentes dessa obra.

Celina Lago