Pular para o conteúdo principal

Projeto Passivo

Projeto passivo é o projeto que tira proveito do clima para manter uma temperatura confortável dentro de casa. Reduz ou elimina a necessidade de aquecimento auxiliar ou arrefecimento, que responde por cerca de 40% (ou muito mais em alguns climas) do uso de energia em média nas casas Australianas.

Photo: QMBA/Your New Home Magazine

 A importância do design passivo não pode ser exagerada. Prestando atenção aos princípios do bom design adequados para o seu clima efetivamente 'bloqueios em' conforto térmico, baixo aquecimento e arrefecimento, e redução de emissões de gases com efeito de estufa para o período de vida de sua casa.
O projeto passivo utiliza fontes naturais de aquecimento e refrigeração, como do sol e as brisas refrescantes. Isso é alcançada ao orientar adequadamente o seu edifício em seu terreno, e projetar cuidadosamente a envolvente do edifício (telhado, paredes, janelas e pisos de uma casa). Um envoltório de edifício bem concebido minimiza o ganho de calor indesejado e perda.
O momento mais econômico para alcançar um bom projeto passivo em uma casa é quando inicialmente se projeta, e depois se constrói. No entanto, reformas substanciais para uma casa existente também pode oferecer uma oportunidade rentável para atualizar o conforto térmico - mesmo pequenas atualizações podem melhorar significativamente a situação. Se você estiver comprando uma nova casa ou apartamento, avaliar as suas perspectivas para o conforto térmico e / ou capacidade de melhoramento nos custos para refletir bons princípios de design passivo em seu clima.
Para melhores resultados, casas 'passivas' precisam de usuários "ativos" - pessoas com um conhecimento básico de como a casa funciona com o clima diário e sazonal, como quando abrir ou fechar janelas, e como operar sombreamento ajustável.
Uma série de estratégias diferentes e interrelacionadas contribuem para um bom design passivo, conforme cada objeto mostrado nesse artigo. Estratégias de design passivos variam com o clima, como explicado em mais detalhes em Design para o clima. A melhor combinação de estratégias de design passivo também varia de acordo com os atributos particulares do seu terreno. Escolha um profissional que tenha experiência em projeto passivo para o seu clima, e considere contratar um especialista em desempenho térmico para modelar diferentes opções de design usando um software de desempenho térmico.
Um bom projeto passivo é fundamental para alcançar uma vida com conforto térmico, contas baixas de consumo de energia e baixas emissões de gases de efeito estufa.

Projeto Adequado ao Clima

Um bom projeto garante que os ocupantes permaneçam termicamente confortáveis com aquecimento auxiliar mínimo ou resfriamento no clima onde são construídos. Cada uma das oito principais zonas climáticas na Austrália tem as suas próprias características climáticas que determinam o mais adequado objetivo de projeto e resposta de design. Identificando sua própria zona climática, e tendo uma compreensão dos princípios de conforto térmico, ajuda a fazer melhores escolhas de design para sua casa. A Nationwide House Energy Rating Scheme (NatHERS), classifica com estrelas, É um recurso adicional e útil.

Orientação

Orientação se refere à maneira como você dispõe a sua casa em seu terreno para tirar proveito dos recursos climáticas, como sol e brisas refrescantes. Por exemplo, em climas tropicais áreas de estar deveriam idealmente estar voltadas para o norte, ou o mais próximo do norte possível, permitindo o máximo de exposição ao sol, e fácil sombreamento das paredes e janelas no verão. Uma boa orientação reduz a necessidade de aquecimento e arrefecimento auxiliar, e melhora o acesso solar para painéis de energia solar fotovoltaica e água quente. Com isso, sua casa se torna mais confortável de se viver e mais barato de ser executada. O projeto leva em conta as variações do caminho do sol no verão e no inverno, bem como a direção e tipo de ventos. Leia este artigo em conjunto com Design para o clima, Aquecimento Solar Passivo e Refrigeração Solar Passiva.

Sombreamento

O sombreamento de sua casa e dos espaços ao ar livre reduzem as temperaturas no verão, melhora o conforto térmico e economiza energia. Uma insolação direta pode gerar o mesmo calor que um único radiador sobre cada metro quadrado de uma superfície. Um sombreamento eficaz - que pode incluir beirais, toldos de janelas, persianas, pérgulas e plantações - pode bloquear até 90% deste calor. Um sombreamento de vidro para reduzir o ganho de calor indesejado é questionável, pois o vidro sem proteção é muitas vezes a maior fonte de ganho de calor em uma casa. No entanto, um sombreamento fixo mal projetado pode bloquear o sol de inverno. Ao calcular ângulos solares para a sua localização, deve-se consider o clima e a orientação da casa, você pode usar sombreamento para maximizar o conforto térmico.


Aquecimento Solar Passivo

O aquecimento solar passivo é a forma menos dispendiosa para aquecer a sua casa. Resumindo, um projeto de design para aquecimento solar passivo mantém o sol de verão do lado de fora, e deixa o sol de inverno entrar, garantindo simultaneamente que a envolvente do edifício mantenha o calor no interior no inverno e permite que todo calor acumulado do verão fique do lado de fora. Orientação, massa térmica, selagem e outros elementos contribuem para o desenho de uma casa que se beneficia de aquecimento solar passivo. Como a maioria dos climas Australianos necessitam de aquecimento e arrefecimento passivo, é útil ler este artigo juntamente com o design para o clima (para determinar a sua zona climática) e refrigeração passiva.

Refrigeração Passiva

Resfriamento passivo é a maneira menos onerosa para refrescar a sua casa. Para ser eficaz, técnicas de arrefecimento passivo precisam arrefecer tanto a casa quanto as pessoas que nela vivem - com elementos como o movimento do ar, resfriamento evaporativo e massa térmica. Técnicas de design de refrigeração passiva pode ser aplicado a novas casas, bem como reformas, toda uma gama de diferentes zonas climáticas. Todas as regiões da Austrália, exceto aquelas acima do trópico de Capricórnio exigem alguma forma de aquecimento passivo no inverno, então leia este artigo em conjunto com Design Climate e aquecimento passivo.

Photo: Suntech Design
Selando sua Casa

Vazamento de ar é responsável por 15-25% da perda de calor no inverno em edifícios e pode contribuir para uma perda significativa de 'ar fresco' em climas onde condicionadores de ar são usados. Selando sua casa contra vazamentos de ar é um dos melhoramentos mais simples que você pode realizar para aumentar o seu conforto ao mesmo tempo reduzir as contas de energia e as emissões de gases de efeito estufa. Por mais extremo que seja o seu clima, a vedação é mais benéfica, com exceção de casas ventiladas naturalmente nos trópicos. Como selar sua casa e aumentar os níveis de isolamento também pode criar condensação e problemas de qualidade do ar interior, este artigo explica como funciona a condensação, que climas apresentam o maior risco de condensação e como você pode limitar o seu impacto.

Isolamento

Isolamento funciona como uma barreira ao fluxo de calor e é essencial para manter a sua casa quente no inverno e fresca no verão. Ele também pode ajudar com impermeabilização e isolamento acústico. Uma casa bem isolada e bem concebida proporciona conforto durante todo o ano, a redução das contas de refrigeração e aquecimento até pela metade e redução nas emissões de gases de efeito estufa. As condições climáticas determinam o nível adequado de isolamento, bem como o tipo mais apropriado para escolher - a granel, reflexivo ou composto. O momento mais econômico para se instalar isolamento é durante a construção.

Instalação de Isolamento

Se o isolamento é realizado como previsto, em seguida, ele deve ser instalado corretamente. Por exemplo, se o isolamento a granel é comprimido, assim são as bolsas de ar dentro dele que fornecem o isolamento e não funcionam de forma eficaz; nem o isolamento folha se for instalado sem uma caixa de ar adjacente. Este artigo explica, com ilustrações, como instalar isolamento em uma variedade de tipos de construção, e inclui cuidados de saúde e segurança, soluções típicas e dicas úteis.

Massa Térmica

A massa térmica é a capacidade de um material absorver e armazenar energia térmica. Uma grande quantidade de energia de calor é necessária para alterar a temperatura de materiais de alta densidade, tais como concreto, tijolos e telhas: estes materiais têm alta capacidade de armazenamento de calor e, portanto, conhecido como tendo massa térmica elevada. Materiais leves, tais como madeira têm massa térmica baixa.

Photo: Mike Cleaver, Clever Design
Uso de materiais com massa térmica elevada em toda a sua casa pode economizar significativamente em suas contas do aquecimento e arrefecimento, mas massa térmica deve ser utilizada de forma adequada. A má utilização pode exacerbar os piores extremos do clima, irradiando calor em uma noite quente de verão ou absorvendo todo o calor que você produz em uma noite de inverno. O bom uso da massa térmica diminui as temperaturas internas pela média das temperaturas extremas de dia e noite. Para ser eficaz, a massa térmica deve ser integrada com boas técnicas de design passivos apropriados para o clima. Embora este seja mais facilmente feito durante a construção ou reforma, a massa térmica pode também ser adaptada em muitas circunstâncias.

Vidros

Janelas de vidro e portas de trazem à luz e ar fresco e oferecem vistas que ligam espaços interiores com o exterior. No entanto, eles podem ser uma fonte principal de ganho de calor indesejado no verão e perda de calor no inverno. Até 40% da energia de aquecimento de uma casa pode ser perdida e até 87% do seu calor ganho através dos vidros. Estes problemas de desempenho térmico podem ser largamente ultrapassados, selecionando os sistemas de vidros certos para sua orientação e clima, e considerando o tamanho e a localização das aberturas de janela em seu projeto. Use o esquema de Avaliação da Energia das janelas (WERS), que avalia o desempenho energético e em matéria de energia de diferentes produtos de janela. 

Clarabóias

Clarabóias podem dar um importante contribuição para a eficiência energética e conforto ambiental. São uma excelente fonte de luz natural, permitindo talvez mais do que três vezes mais luz do que uma janela vertical do mesmo tamanho, e pode melhorar a ventilação natural. No entanto, eles podem ser uma fonte principal de ganho de calor indesejado no verão e perda de calor no inverno. Fatores a serem considerados quando da escolha entre as muitas opções de clarabóias disponíveis incluem dimensionamento e espaçamento (para controlar o brilho e ganho de calor), eficiência energética e adequação para o clima.

Autor: Caitlin McGee, 2013

Fonte: Your Home































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios