O arquiteto holandês Erick van Egeraat projetou um bairro feito exclusivamente para pedestres. A estrutura foi pensada para o centro urbano de Unayzah, na Arábia Saudita, e mescla tecnologias e projetos urbanos futurísticos com o modo mais tradicional de locomoção.
A área total abrangida pelo bairro é de 58 hectares, dos quais 70 mil metros quadrados abrigarão condomínios residenciais, escritórios, espaços comerciais e até mesmo uma mesquita, localizada no núcleo do projeto. Os carros serão liberados apenas por um acesso subterrâneo, enquanto no térreo o tráfego de automóveis é proibido.
Imagem: Divulgação
O arquiteto também se preocupou em valorizar a vegetação local. Por isso, ocorrerá o plantio de novas mudas endêmicas e as construções antigas receberão quedas d’água, jardins e paredes verdes com espécies do bioma original.
Imagem: Divulgação
O intuito principal do projeto é ter uma cidade mais humana, com estruturas instaladas especificamente para promover a interação social e valorizar as pessoas. Como o local é exclusivo para pedestres, a grande quantidade de vegetação deve proporcionar a sombra ideal para um descanso ou para deixar as caminhadas mais agradáveis, além de contribuir para a manutenção da temperatura interna dos edifícios.
Imagem: Divulgação
Conforme informado pelo Arch Daily, a expectativa é de que o projeto seja implementado no decorrer dos próximos dez anos.
Via: CicloVivo
Comentários
Postar um comentário