Pular para o conteúdo principal

Projeto Schola | Edifício Verde

Concebida em 2006, a Organização SCHOLA busca, através do ensino e apoio à carreira educaciona aliado à efetiva participação de familiares, promover socialmente jovens oriundos de classes menos favorecidas
SCHOLA é um programa complexo, elaborado por especialistas, empresários, pais, alunos, sociólogos, e interessados em desenvolver um processo consistente e sustentável de trabalho, que seja administrado por profissionais, dentro de políticas e valores éticos.
--------------------------------------------------------------------------------
Objetivo
O objetivo principal ao projetar a Schola foi propiciar aos estudantes um ambiente de aprendizado mais saudável e confortável possível. Os espaços são flexíveis e adaptáveis a diferentes usos, servindo como um atrativo na interação entre Schola e Comunidade. O Resultado é um edifício verde de 2500 m² com capacidade para 120 alunos, que vão estudar em um local ambientalmente correto, saudável e eficiente.
--------------------------------------------------------------------------------
Projeto
A primeira unidade do Projeto Schola será implantada na Zona Norte de São Paulo, região altamente adensada, e ocupará um terreno de aproximadamente 1000m2. A área exígua definiu uma planta compacta e vertical.
Preceitos de desenho universal foram utilizados na concepção de todos os espaços internos e externos para garantir a acessibilidade de pessoas com mobilidade física reduzida em todos os espaços. Uma rampa, que dá acesso a todos os níveis do projeto, se apresenta como uma solução mais apropriada e define o eixo de circulação do edifício.
A necessidade da integração Schola/Comunidade gera uma concentração de equipamentos nos primeiros pavimentos.
O pátio, coberto com pé direito duplo, caracteriza o espaço de entrada e distribuição de alunos, professores e visitantes. Além disso, Integra as áreas de uso comum, como auditório, refeitório e biblioteca, que poderão ser utilizados em diversas ocasiões pelos alunos e pela comunidade. Articula, ainda, os dois blocos que formam a escola: administração e aulas, abrindo-se no interior do lote para um pátio descoberto e jardins criando um respiro em meio ao adensamento da cidade.
--------------------------------------------------------------------------------
Conceito de Edifício Verde
O chamado “edifício verde” é aquele que consegue, ao mesmo tempo, minimizar os impactos gerados ao meio ambiente e otimizar a qualidade da vivência do espaço por seus ocupantes.
Muitos estudos mostram que a iluminação natural estimula e facilita o aprendizado, tornando essencial o uso de diferentes estratégias para trazer a luz do dia para dentro dos ambientes. Do mesmo modo, a qualidade do ar interior é uma premissa importante nas escolas, assim sistemas de ventilação natural e produtos com baixo teor de COVs devem ser adotados.
Maior eficiência energética e redução do consumo de água são atingidos com a utilização de tecnologias eco-eficientes, que além de serem soluções verdes, trazem menor custo operacional ao edifício.
Fonte: Cria Arquitetura Sustentavel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt