Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

12 de jun de 2016

O que é um Telhado e qual a sua função

Entende-se como TELHADO qualquer cobertura que sirva de proteção. 

Numa casa, o telhado é a cobertura que fecha, por cima, a casa, evitando a entrada de chuva, sol e vento. Diz-se que a casa tem telhado ou que a casa está coberta por um telhado.

Há também expressões populares do tipo "faço o que me dá na telha" que significa, "faço aquilo que me vem na cabeça". 

O telhado pode ser feito com diversos tipos de materiais. Os índios e comunidades do interior fazem o telhado com ramos ou folhas de árvores como o sapé.

Nas casas é comum a confecção do telhado com telhas de barro apoiadas sobre uma estrutura de madeira. Nas fábricas é comum a confecção do telhado com telhas onduladas de fibrocimento apoiadas sobre uma estrutura metálica.

Um bom telhado deve oferecer proteção:

1 - Proteção contra as chuvas;
2 - Proteção contra os ventos;
3 - Proteção contra os raios solares;
4 - Proteção contra gatunos (ladrões);
5 - Proteção térmica (calor);
6 - Proteção acústica (barulho).

O telhado pode, ainda, apresentar uma série de outras finalidades. Veja alguns casos.

Pode ser um telhado simples com a finalidade de evitar a chuva ou pode ser um telhado com estilo e funcionalidade abrigando um sótão para depósito ou para um quarto extra.

Pode ser uma simples lona estendida com cordas como num circo ou pode definir um estilo arquitetônico como na Basílica de Aparecida.

Pode ser feita com peles de animais costuradas em torno de galhos de árvore ou conjuntos enormes para abrigar famílias inteiras e montadas sobre estrutura de madeira amarrada e cobertas por sapé.

Pode ter uma forma que lembra as velas dos barcos como na Ópera de Sidney ou uma estrutura complexa, cheia de estilo, como na Catedral de Notre Dame.
Fonte: Ebanataw