Pular para o conteúdo principal

“Casa Hobbit” pré-fabricada pode ser construída em 3 dias

 Casas ecológicas e confortáveis podem ser construídas com módulos que se combinam em vários projetos

Foto: Reprodução | Ecoinventos

A vila dos hobbits, simpáticos personagens do filme O Senhor dos Anéis, traz uma sensação de tranquilidade e aconchego que poucos cenários têm. Talvez porque a arquitetura das casas reúne elementos muito interessantes: formas orgânicas e arredondadas, a perfeita integração com a natureza e o uso de elementos que fazem destas casas uma construção cheia de charme.
Foto: Reprodução | Ecoinventos

Já imaginou ter a sua própria “casa hobbit”? Este é um dos projetos da Green Magic Homes, empresa americana de construções modulares. Segundo os fabricantes, é possível construir a sua própria casa ecológica de 40 metros quadrados em até 3 dias.
A casa garante aos moradores os mesmos confortos de uma casa convencional, com baixo custo de energia.. 
Foto: Green Magic Homes

A construção é feita por meio de painéis pré-fabricados abobadados que depois de montados podem ser cobertos por terra e vegetação, criando espaços verdes com todo o charme de uma vila Hobbit. 


Fotos: Green Magic Homes

Os módulos são feitos de plástico e fibra, um material conhecido como FRP (Fiber Reinforced Polymer). O FRP é utilizado em 95% da construção, conferindo à casa impermeabilidade à água e resistência a terremotos. Eles são projetados para suportar até 20 cm de solo para montar seu próprio jardim.

 
Fotos: Green Magic Homes

Os módulos incluem portas e janelas personalizadas, que podem vir em em alumínio ou madeira e a empresa garante que a construção é simples e pode ser feita por quase qualquer pessoa. O acabamento é feito com paredes e o piso que recebe a estrutura é reforçado. A montagem é relativamente simples e cada parte possui asas perfuradas para parafusos que conectam todos os componentes.

 

Graças a esta tecnologia, os projetos podem ser adaptados a qualquer topografia e modificados para personalizá-los de acordo com suas necessidades individuais, como se fossem um grande lego. É possível inclusive começar com um projeto menor e depois ampliar a construção, usando novos módulos.

Imagem: Green Magic Homes
Os idealizadores das casas Hobbit garantem que para montar uma casa de 40 metros quadrados em 3 dias, são necessárias apenas três pessoas sem nenhuma especialidade ou equipamento pesado.

Imagem: Green Magic Homes
A tecnologia é baseada em vários métodos de construção e estabilização de terra, como superadobe e geotêxteis. Possui seus canais para fiação elétrica e tubulações de água, além de dutos de ventilação mecânica que podem ser adicionados à casa a qualquer momento. O truque para esse tipo de construção é conseguir ventilação adequada e impermeabilização perfeita.


Assista neste vídeo os principais estágios da construção de uma Casa Hobbit

As casas modulares projetadas pela empresa podem ser compradas em 29 países, em diferentes modelos e tamanhos, com preços que começam em US$ 15 mil, para um projeto de 37 metros quadrados.

O Ciclo Vivo não encontrou no site um Construtor certificado no Brasil, mas é possível entrar em contato com a empresa e solicitar informações sobre os diferentes projetos e seus valores, por meio da área de contato no site.

Fonte: Ciclo Vivo


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt