Pular para o conteúdo principal

“Casa Hobbit” pré-fabricada pode ser construída em 3 dias

 Casas ecológicas e confortáveis podem ser construídas com módulos que se combinam em vários projetos

Foto: Reprodução | Ecoinventos

A vila dos hobbits, simpáticos personagens do filme O Senhor dos Anéis, traz uma sensação de tranquilidade e aconchego que poucos cenários têm. Talvez porque a arquitetura das casas reúne elementos muito interessantes: formas orgânicas e arredondadas, a perfeita integração com a natureza e o uso de elementos que fazem destas casas uma construção cheia de charme.
Foto: Reprodução | Ecoinventos

Já imaginou ter a sua própria “casa hobbit”? Este é um dos projetos da Green Magic Homes, empresa americana de construções modulares. Segundo os fabricantes, é possível construir a sua própria casa ecológica de 40 metros quadrados em até 3 dias.
A casa garante aos moradores os mesmos confortos de uma casa convencional, com baixo custo de energia.. 
Foto: Green Magic Homes

A construção é feita por meio de painéis pré-fabricados abobadados que depois de montados podem ser cobertos por terra e vegetação, criando espaços verdes com todo o charme de uma vila Hobbit. 


Fotos: Green Magic Homes

Os módulos são feitos de plástico e fibra, um material conhecido como FRP (Fiber Reinforced Polymer). O FRP é utilizado em 95% da construção, conferindo à casa impermeabilidade à água e resistência a terremotos. Eles são projetados para suportar até 20 cm de solo para montar seu próprio jardim.

 
Fotos: Green Magic Homes

Os módulos incluem portas e janelas personalizadas, que podem vir em em alumínio ou madeira e a empresa garante que a construção é simples e pode ser feita por quase qualquer pessoa. O acabamento é feito com paredes e o piso que recebe a estrutura é reforçado. A montagem é relativamente simples e cada parte possui asas perfuradas para parafusos que conectam todos os componentes.

 

Graças a esta tecnologia, os projetos podem ser adaptados a qualquer topografia e modificados para personalizá-los de acordo com suas necessidades individuais, como se fossem um grande lego. É possível inclusive começar com um projeto menor e depois ampliar a construção, usando novos módulos.

Imagem: Green Magic Homes
Os idealizadores das casas Hobbit garantem que para montar uma casa de 40 metros quadrados em 3 dias, são necessárias apenas três pessoas sem nenhuma especialidade ou equipamento pesado.

Imagem: Green Magic Homes
A tecnologia é baseada em vários métodos de construção e estabilização de terra, como superadobe e geotêxteis. Possui seus canais para fiação elétrica e tubulações de água, além de dutos de ventilação mecânica que podem ser adicionados à casa a qualquer momento. O truque para esse tipo de construção é conseguir ventilação adequada e impermeabilização perfeita.


Assista neste vídeo os principais estágios da construção de uma Casa Hobbit

As casas modulares projetadas pela empresa podem ser compradas em 29 países, em diferentes modelos e tamanhos, com preços que começam em US$ 15 mil, para um projeto de 37 metros quadrados.

O Ciclo Vivo não encontrou no site um Construtor certificado no Brasil, mas é possível entrar em contato com a empresa e solicitar informações sobre os diferentes projetos e seus valores, por meio da área de contato no site.

Fonte: Ciclo Vivo


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios