Pular para o conteúdo principal

Casa mantém frescor com telhado invertido de argila

No Vietnã, residência aposta em técnica de ventilação natural para refrescar cômodos.

Foto: The Bloom Architects
Quando o arquiteto Dinh Anh Tuan teve que projetar uma residência na cidade de Bao Loc, no Vietnã, deparou-se com uma dificuldade: o terreno em questão estava em uma localização pouco agradável, uma vez que só poderia receber bons ventos na parte da frente. Com clima tropical quente e úmido, o conforto térmico é uma preocupação indispensável. Sua solução então foi criar um inusitado telhado invertido, alto na parte superior e progressivamente baixo no interior.

A técnica do “telhado invertido” é captar o vento ao máximo possível, de forma que o mesmo possa ser melhor distribuído nas áreas internas. “A casa parece um funil cercado por buracos de vento”, disse o arquiteto Dinh Anh Tuan, do estúdio vietnamita The Bloom Architect, em entrevista ao site Dezeen.

Apelidada de Tile House (Casa Telha, em portugês), a residência é envolvida por telhas vermelhas de argila desde as paredes até o teto, que facilitam a ventilação natural devido às pequenas aberturas que formam. A ventilação natural permite que o lar permaneça fresco apesar do clima.
Foto: The Bloom Architects
Além de sua cobertura trapezoidal, outro ponto essencial deste projeto é a criação de um pátio central, que ajuda a distribuir o ar e a luz pelos espaços. O espaço possui uma claraboia no teto, uma árvore no chão e pode ser aberto para a captação de águas pluviais. A área foi projetada para proporcionar conforto térmico tanto nos períodos chuvosos como nos ensolarados.
Foto: The Bloom Architects
“[Na] estação chuvosa, a casa funciona como um funil para coletar água em uma caixa subterrânea e regá-la de volta no telhado e nas árvores ao redor da casa usando um sistema de irrigação automático”, explicou Tuan. Já na estação ensolarada, as telhas que cercam a casa “evitam que ela seja irradiada [com] calor”. Combinada com ventilação natural, a casa fica sempre fresca”, garantiu o arquiteto.

Casa aconchegante

A sala de estar, a cozinha e a sala de jantar abrem-se diretamente para o pátio interno. Outros pátios externos com plantas e árvores em crescimento permitem vislumbrar que não demorará para a casa ser um oásis verde onde a vegetação também cumprirá o papel de amenizar o calor.
Foto: The Bloom Architects
Outras características da residência incluem uma paleta de materiais naturais com marcenaria nos quartos e piso de madeira – que levam aconchego -, piso de pedra nas áreas de estar, painéis texturizados nos banheiros e grandes janelas panorâmicas com vista para os pátios verdes.
Foto: The Bloom Architects
Foto: The Bloom Architects
Fonte: CicloVivo









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios