Pular para o conteúdo principal

Designers britânicos produzem banquetas com plástico do mar

Os bancos são feitos a partir de resíduos plásticos retirados do mar. 
Foto: Reprodução/Vídeo

O Studio Swine desenvolveu uma linha de bancos feitos a partir de resíduos plásticos retirados do mar. A coleção é feita de maneira simples, utilizando ferramentas comuns, o que torna a criação replicável por pessoas em qualquer lugar do mundo.

De acordo com o site do estúdio de design, a coleta de plástico feita nas praias é a maneira mais fácil de conseguir plástico e ainda evitar que estes resíduos sejam levados para o alto mar, onde se transforma em um perigo aos animais. 

O primeiro cuidado tido pelos designers após a coleta do plástico é separado da areia, o que é feito usando apenas um balde com água. Depois disso, eles separam os plásticos de acordo com os pontos de fusão semelhantes. Existem gráficos e marcações em todos os plásticos fabricados que identificam seus componentes. Em alguns casos não é possível fazer a identificação correta. Assim, a sugestão é de que seja coletada uma quantidade grande do mesmo plástico.

Com os resíduos devidamente separados e secos, a equipe tritura-os, para que tenham tamanho médio de 1cm X 1cm, pois isso facilitará o derretimento do material. Para o derretimento, os designers utilizam uma panela adaptada com um filtro na tampa. Que ajuda a reduzir a quantidade de fumaça e elementos tóxicos liberados com a queima do plástico.

Os moldes usados para fazer as três pernas da banqueta são de alumínio e podem ser reaproveitados de resíduos de obra. O assento é feito simplesmente utilizando duas placas de pedra que pressionam a massa plástica até que ela fique reta e redonda. Para as pessoas que desejam replicar a ideia, uma pia de pedra pode substituir as placas.

Com todos os moldes prontos, os designers precisam apenas retirar as rebarbas do plástico, alinhar as pernas do banco e fixá-las ao assento utilizando parafusos. A equipe disponibiliza o passo a passo completo em seu site. Clique aqui para acessar.

Veja abaixo o vídeo que mostra o processo de produção da banqueta.


Fonte: Redação CicloVivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios