Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

5 de ago de 2012

Arquitetos planejam casa acessível e de baixo impacto para moradores do Gana


 casa-capa.jpg

Pensar em uma casa que estivesse inserida no contexto arquitetônico e prático da região onde seria construída, que fosse modular e pudesse ser montada, transportada e reutilizada de forma prática e eficaz, e que aproveitasse ao máxima as técnicas de eficiência energética, como uso de ventilação natural, aproveitamento solar, aproveitamento da água, tratamento de resíduos e materiais sustentáveis.
Foi com isso em mente que as arquitetas do Blaanc, em parceira com o arquiteto João Caeiro, projetaram a Emerging Ghana – uma casa modulada feita especialmente para os moradores do Gana.

casa-02.jpg

A casa é versátil e pode crescer sempre que a renda permitir ou que a família aumentar. Todos os materiais utilizados na construção, como paredes de terra socada, madeira Dahoma e bambu, são naturais da região e podem ser encontrados sem dificuldades pelos moradores. Além disso, os próprios moradores e vizinhos poderão ajudar na construção, gerando renda para a comunidade e dando uma nova capacitação aos habitantes.
A eficiência energética ficará por conta de algumas soluções de baixo impacto que, além de reduzir o consumo, irão melhorar o conforto térmico no local. Um design que favorece a entrada da luz natural, com a construção profunda, voltada para o sul, e beirais largos que garantem sombra nas laterais da casa reduzem a necessidade de climatização ou iluminação artificiais.

casa-03.jpg

Um aquecedor solar no telhado garante água quente para cozinha e banheiros sem uso de eletricidade. A água da chuva também é coletada e reutilizada no jardim e horta – que proverá alguns alimentos e auxiliará no sustento da família. Uma pequena fossa séptica será construída para gerir os resíduos da família e uma composteira transformará o lixo orgânico em adubo.
Projeto premiado
Tantos benefícios fizeram do projeto o vencedor do concurso Open Source House, organizado pela ONG que busca alternativas de moradia dignas, acessíveis e sustentáveis para populações de países em desenvolvimento.

casa-04.jpg

"O objetivo do concurso era projetar uma habitação sustentável, flexível e de baixo custo, destinada à classe média de Gana”, afirmam os vencedores. Com planos de ser construída ainda em 2010, a casa completa custará em torno de US$12.500,00.
Fonte:  Portal EcoD