Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

19 de abr de 2012

Uma casa dobrável e resistente a desastres naturais


A casa desmontável: desenhada para suportar ventos fortes e o clima tropical, tem telhado 
que pode abrigar placas de geração de energia solar. Fotos: Bellomo Architecs


Em tempos de aquecimento global, uma casa ecológica americana traz soluções para alguns dos problemas trazidos por ele, como calor excessivo e ventos fortes. Desenhada para abrigar pessoas de áreas devastadas por inundações, o exemplar desenvolvido pela Bike Arc é desmontável e pode ser erguida com muita rapidez. Sua estrutura é modular, feita de tubos de aço dobrados. Segundo os idealizadores da invenção, ela pode também funcionar como uma extensão da casa, no jardim.
A casa que aberta tem 45m², foi projetada para suportar ventos fortes e o clima tropical. E seu telhado, projetado para abrigar placas de geração de energia solar. Dobrada, a residência vira uma caixinha que mede 1,22m x 3,05m x 0,9m. Os idealizadores acreditam que ela possa ajudar em locais como o Haiti e Nova Orleans, ambos devastados por desastres naturais: um terremoto e um furacão, respectivamente.
— Nós a desenhamos para ser uma casa desmontável, que possa ser montada tão rápido quanto móveis pré-fabricados — diz o arquiteto Joseph Bellomo, que projetou o produto.

 
 
O primeiro exemplar da casa fabricada pela empresa Bike Arc foi instalada no Havaí, em 2010. As janelas são amplas, favorecendo a iluminação natural e a visão da paisagem. As amplas janelas permitem que a luz natural penetre facilmente no ambiente, e o desenho modular permite que o ar circule pela casa resfriando o ambiente. Sua estrutura em treliças   limita a infiltração do calor. A leveza é outra característica da peça, pois pesa apenas 1,3 tonelada.