Pular para o conteúdo principal

Casa El Salvador - HM.A

Inspiração e criatividade em 90 m2


O projeto teve que lidar com as limitações do terreno, uma área retangular de 7,50 m x 12,00 m, localizado numa região central de Buenos Aires, onde predominam casas geminadas. Os clientes queriam um projeto que contemplasse boa luminosidade, uma piscina com deck como área de lazer na cobertura, que fosse de fácil manutenção, preservasse a estética da velha casa e ainda contemplasse conceitos de proteção ambiental. O deck foi eleito a alma do projeto entorno do qual se organizam as demais dependências da habitação que acontece verticalmente em busca da entrada de luz.


Arquitetos: HM.A - Fernando Hitzig + Leonardo Militello
Localização: Buenos Aires, Argentina
Colaboradores: Juliana Zorza, Ruben Ruiz, Carmela Zuleta
Cálculo Estrutural: Carlos Gandini
Construtor: HMA Estudo
Área coberta: 126 m2
Área descoberta: 63 m2
Custo de construção: US$ 220 mil
Fotos: Stephen Lobo

A escolha dos materiais responde também à demanda pela luminosidade. As divisórias internas de vidro criaram uma pele acristalada em contraste com a solidez das paredes externas, resultando na idéia de um pavilhão habitado, ao invés de uma casa tradicional.
Levada ao extremo a intenção de gerar uma pele etérea a partir do pátio, a escolha dos elementos estruturais “fizeram desaparecer” a própria estrutura dando a sensação de ausência de gravidade já que a piscina parece flutuar sobre os espaços habitáveis. Foi fundamental a utilização de um  mix de materiais, com colunas de ferro que dão continuidade à linha construtiva da cartpintaria que se opõem à volumetria de concreto
A utilização de materiais nobres, como ferro, concreto e painéis de vidro, foi complementada com tijolos refratários preservando assim a estética e o isolamento desejados.  Foram também reutilizados elementos já existentes que se referem ao espírito original da propriedade.

A materialização da presença de luz natural garantiu leveza em contraponto ao volume de concreto. Este elemento acabou por coroar a busca da dinâmica em oposição a simetria estática estabelecida pelo projeto.
A circulação na moradia está intimamente relacionada com o deck na cobertura e os vários pontos de vista ao percorreê-la verticalmente e em espiral. As clarabóias oferecem luz controlada  ao conjunto e banha a parede de tijolos que emoldura a circulação entre os dois níveis.
O projeto inverte a localização tradicional da área intima  com área social. O piso térreo contém os dois quartos e um hall de entrada, que também funciona como uma extensão do escritório. No pavimento superior encontrando a luz e visão do céu encontram-se numa área interligada o living, a cozinha e sala de jantar.
As diferentes alturas do pé direito, que podem ser vistas no corte AA, sugerem uma dinâmica contínua e escalonada. O desenvolvimento da escada para o terraço responde às proporções e dimensões coerentes que permite indiretamente uma dinâmica entre os  ambientes e a diferenciação da função dos diferentes níveis.

O projeto também contemplou a utilização de móveis e equipamentos como se fossem demandados por um hotel. Como, por exemplo, camas móveis permitem várias disposições e móveis de linhas simples e funcionais.
A fim de manter a ligação entre passado e presente, foi decidido manter o layout original da casa respeitando a planta original e, na medida do possível, as mesmas proporções. Elementos como as portas dos quartos ou o piso de tijolos, são detalhes que lembram a antiga casa. Todos esses elementos associados com o uso de vidro, ferro e concreto em sua forma mais pura, juntamente com uma intervenção mínima das paredes estabeleceu-se o equilíbrio almejado pelo projeto.




Comentários

  1. adorei!!! ainda sem definicoes, mas ando vendo projetos criativos e maravilhosos, conceitualmente ambientais e' o meu desejo ja que a area que possuo se situa na cidade do rio de janeiro, no bairro da gavea, vizinhanca somente de residnecias mas abracada pela mata atlantica!!! meu email: andremcfontes@yahoo.com Grato desde ja Andre

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios