Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

11 de set de 2011

Reaproveitamento de Água

Economize Água

A palavra sustentabilidade veio mesmo para ficar. A questão do meio ambiente, o uso adequado de seus recursos e a preservação de seus elementos vem ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas. A água, em meio a tanta diversidade, é uma das primeiras nas discussões, a tal “fonte da vida” corre risco sim e é preciso certos cuidados para que todas as gerações possam usufruir desse recurso natural.
A preocupação não é sem fundamento. De toda a água existente no planeta Terra, aproximadamente 97% é salgada e o restante é de água doce que está dividida entre rios, lagos, partes congeladas e subterrâneas. Desse modo, torna-se cada vez mais frequentes propostas de casas ecológicas e construções sustentáveis, em que, a água é reaproveitada. No Brasil tais propostas ainda engatinham, mas várias empresas e construtoras trabalham firmes com a ideia, afinal, somos um dos países de maior riqueza hídrica, o que torna a preservação indispensável.
Diversos sistemas podem ser aplicados em residências. O mais comum é o de captação da chuva que armazena a água para uso local. Essa prática, além de ser ecológica, também diminui a quantidade de água que vai para o sistema público de coleta, o que ajuda a evitar enchentes nos períodos de temporais. O sistema um pouco mais elaborado utiliza, além das águas da chuva, as chamadas “águas cinzas”. Essas são as provenientes dos chuveiros e das pias de banheiros e são mais fáceis de filtrar do que as do vaso sanitário, por exemplo. Desse modo a água na casa entra em um ciclo. A água cinza ou da chuva, filtradas, são usadas para irrigar jardins, lavar roupa e podem até mesmo voltar para vasos sanitários. É o reaproveitamento contra o desperdício e a favor da preservação.
Essas medidas são excelentes, mas se ainda não é possível fazer as instalações citadas, pequenos gestos já fazem a diferença. Cuidado com o desperdício ficando de olho em torneiras e chuveiros mal fechados. Diminua o tempo no banho e evite usar mangueira para lavar quintal ou regar plantas sem necessidade, estipule os dias para essas atividades que gastam muita água. O costume com certos hábitos ecológicos é o primeiro passo para a preservação da água, fundamental para o ser humano.