Pular para o conteúdo principal

Procel publica guias técnicos de eficiência energética em edifícios


Brasil - O Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) lançou, na seção de publicações técnicas do Procel Info, sete guias técnicos relacionados à questão de eficiência energética em edificações. A publicação de tais guias pretende incentivar e disseminar os conceitos de eficiência energética em edificações no setor da construção civil. Os guias abordam diferentes aspectos do assunto, estando divididos em: Acústica Arquitetônica, Clima Urbano e Eficiência Energética nas Edificações, Desempenho Térmico e Eficiência Energética nas Edificações, Eficiência Energética em Edificações e Equipamentos Eletromecânicos, Eficiência Energética nos Edifícios e Sustentabilidade no Ambiente Construído, Iluminação Natural e Artificial e, por fim, Ventilação Natural em Edificações.

No guia de Acústica Arquitetônica, conceitos e definições sobre a acústica aplicada à arquitetura e à construção civil são apresentados, com uma análise sobre a produção, a propagação e a recepção de sons.

As características de materiais de construção, seu desempenho e uma correta especificação para o conforto ambiental, bem como os aspectos envolvidos no processo de produção dos espaços urbanos e os impactos ambientais nas cidades são abordados no guia de Clima Urbano. A publicação apresenta conceitos de clima em conjunto com os de urbanização de modo a possibilitar a coexistência harmônica entre planejamento urbano e qualidade do meio ambiente.

O Guia Procel Edifica - Desempenho Térmico, sugere noções básicas que podem ser incorporadas ao processo de concepção arquitetônica, com informações para o início da abordagem bioclimática do projeto sujeito à climatização mista, com opção prioritária pelo condicionamento natural.

O guia sobre Equipamentos Eletromecânicos apresenta conceitos e características de aparelhos utilizados em edificações como condicionadores de ar, ventiladores de teto e sistemas de iluminação.

No guia de Iluminação é possível encontrar questões e conceitos relativos à iluminação natural e artificial em edificações, e o seu rebatimento na arquitetura como critérios básicos de projeto. O guia oferece também diretrizes para abordagem dos diferentes assuntos da área de iluminação dos edifícios.

Visando reduzir o impacto ao meio ambiente, o Procel lança também o guia de Sustentabilidade para edifícios. No documento, é possível conhecer diversos conceitos associados ao desenvolvimento sustentável, fundamentalmente mediante o uso eficiente de energia. Além disso oferece um panorama acerca dos impactos das diversas formas de geração de energia, entre outros.

E, apresentando conceitos e aplicações de ventilação natural em ambientes construídos, o guia de Ventilação Natural apresenta alternativas para manter a qualidade do ar e de garantir conforto para os usuários de uma edificação.

Acesse o conteúdo de cada guia: Acústica arquitetônicaClima urbanoDesempenho térmico , EquipamentosSustentabilidade ,Iluminação e Ventilação natural.

Fonte: Procel Info

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios