Pular para o conteúdo principal

A primeira base espacial da NASA na Terra: um tour pela Base da Sustentabilidade

Não que isso surpreenda alguém, mas a NASA construiu o mais sustentável entre todos os prédios do governo federal dos EUA. Vamos dar uma olhada nesta construção experimental ultra-verde, uma estação espacial na Terra, apelidada de Base da Sustentabilidade.
Base da Sustentabilidade abrirá as suas portas em maio deste ano – apenas dois anos depois da construção iniciada. Esta semana, tivemos a oportunidade de comparecer ao Autodesk Sustainability Summit e ouvir de algumas pessoas envolvidas no processo como foi o planejamento desta obra da NASA, que fica em Moffett, Califórnia.
A NASA tinha uma lista de exigências para cumprir com seu prédio US$ 20.6 milhões no Ames Research Center: um ambiente de trabalho saudável, excelente qualidade do ar e iluminação natural, baixo consumo de energia e a mais difícil de todas as exigências: status LEED Platina enquanto exemplo de sustentabilidade.
“A NASA está acostumada a ser responsável no espaço, e eles querem trazer isso de volta à Terra”, explica June Grant, uma das Gerentes de Projeto da AECOM que ajudou a projetar o prédio.
Então a AECOM e a William McDonough + Partners começaram a projetar o prédio de dois andares e duas asas, onde cada uma consistirá em mais de 15.000 metros quadrados de espaço, abrigando cerca de 225 trabalhadores quando estiver completo. Usando o software Autodesk, a equipe foi capaz de projetar uma estrutura equipada com exoesqueleto de aço, alto pé-direito para melhorara iluminação, ventilação natural e sistemas de controle que reagem ao ambiente (ajustando automaticamente a temperatura do ambiente, e mais.
Um dos maiores desafios para a AECOM foi entender como usar o teto da construção como uma fonte de energia – uma das exigências da NASA. Qualquer que fosse o sistema utilizado, ele teria que funcionar em climas que iriam de 15ºC pela manhã a 38º à tarde, e depois de volta. A solução: painéis de radiação de teto nos escritórios, painéis de aquecimento nas paredes laterais e pisos elevados para oferecer acesso fácil às instalações. Em espaços que não sejam de escritório, que nem sempre estarão ocupados, a AECOM escolheu pisos de concreto radiante e ventilação natural.
E, claro, bastante tecnologia futurista da NASA foi adicionada ao prédio. “A ideia era: e se a gente pudesse imaginar a primeira estação espacial da NASA na Terra?”, explica DavidJohnson, um sócio da William McDonough + Partners.
A tecnologia projetada pela NASA presente na construção inclui os controles inteligentes de do prédio, um sistema indutivo de monitoramento que detecta quando algo não está funcionando e um sistema de reciclagem de água por osmose que foi originalmente projetado para a Estação Espacial Internacional.
O local usará 90% menos água potável do que um prédio convencional do mesmo porte. A Base de Sustentabilidade da NASA também criará 22% mais energia do que consumirá, graças a uma combinação de painéis solares, um dispositivo de célula combustível e um sistema geotermal que enviará água naturalmente resfriada do solo para painéis de teto no interior da construção.
E este é só o começo para este lugar de testes. “A NASA terá um local para desenvolver e testar tecnologias que que estará por aqui daqui a 50 ou 100 anos”, diz Johnson. Independente da NASA continuar as suas missões ambiciosas ou não, pelo menos a agência terá uma rica fonte de inovação na Terra.
A Fast Company apoia os inovadores para desafiar as convenções e criar o futuro dos negócios.
Por Ariel Schwartz - Fast Company
Fonte: Gizmodo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios