Pular para o conteúdo principal

Poluição por Lixo e Resíduos Sólidos











Dentro da “ Campanha de Conscientização ”  das comunidades, o projeto “ Peoples’ Universities Center ” ( Centro das Universidades dos Povos ), promove a apresentação da série “  Vamos Conhecer e Melhorar o Meio Ambiente ”, concedendo  conhecimentos e considerações sobre “A POLUIÇÃO POR LIXOS e RESÍDUOS SÓLIDOS” que, em nossa ( in )civilização são luxuosos monumentos ao disperdício.
Dentro da “ Campanha de Conscientização ”  das comunidades, o projeto “ Peoples’ Universities Center ” ( Centro das Universidades dos Povos ), promove a apresentação da série “  Vamos Conhecer e Melhorar o Meio Ambiente ”, concedendo  conhecimentos e considerações sobre “A POLUIÇÃO POR LIXOS e RESÍDUOS SÓLIDOS” que, em nossa ( in)civilização são luxuosos monumentos ao disperdício.

                Sabemos que em todas as cidades, de pequeno, médio e grande porte, onde ocorrem grupamentos humanos, ocorrem toneladas de lixos e resíduos, que são produzidos, incessantemente, todos os dias.     Assim temos:

1)       Que o crescente aumento populacional e industrial corresponde a uma maior produção e quantidade de lixos.

2)       Que na escala de recomendações, os aterros sanitários são mais indicados do que o simples acúmulo de lixo em terrenos baldios. Mas não é a forma ideal. (...ainda mais sobre solos férteis! )

3)        Não há espaços suficientes no Planeta Terra para depositar todas as sobras que são produzidas, em especial, os preocupantes resíduos e lixos radioativos.

4)       O reaproveitamento, classificação e reciclagem do lixo são tecnicamente viáveis.                    É prática comum em Países Desenvolvidos.  Trabalhedesenvolvendo e estimulando estes métodos no Terceiro Mundo, a nívelMunicipal e Estadual.

5)       O sistema de garrafas de vidros - passíveis de devolução e reutilização -  tornam os produtos mais baratos e geram menos resíduos.

6)       Racionalize o uso de embalagens e sacolas de papel e de plásticos.

7)       Evite comprar produtos com pré-embalagens de plástico e/ ou isopor. Legumes, frutas, lacticínios e carnes são mais saudáveis quando frescas e desembaladas.  É melhor você ver o que está comprando.   Exceção: embalagem a vácuo )

8)       Reduza o uso de plásticos que possam ser descartados ao Meio Ambiente, pois não são biodegradáveis.  Use papel encerado e papel aluminizado.

9)       No lanche escolar ou pessoal, use embalagens laváveis.

10)   Reinvente novas utilidades para recipientes de vidro e plásticos.  Guardar material de costura, pregos, parafusos ou criar brinquedos engenhosos para crianças.

11)   Prefira usar toalhas e guardanapos de pano, - lavável – ao invés de papel.

12)   Não seja fabricante de lixo. Discipline seu ambiente de trabalho ou lar. Tudo tem lugar certo... até o lixo.

13)    Exija das autoridades municipais e estaduais um maior número de lixeiras públicas  (em ruas, praças, parques e jardins ), bem como disciplinar “Normas de Controle”. Aplicar leis com severas punições aos infratores do Código de Posturas.

14)   Exercite seu espírito comunitário. Faça assinaturas de jornais e revistas de forma conjunta, - cooperativamente –  com seus amigos, parentes e vizinhos. As vantagens          são de custos, de volume de papel circulante.

15)   Aproveite as sobras de papel para fazer “blocos de anotações”, ou para as crianças desenharem.

16)   Colete o “Lixo Orgânico” ( restos de verduras, cascas de frutas ) para agrupa-los em montes no jardim, pois vão se decompor em “adubo orgânico” natural.

17)   Em acampamentos, ( ...nada se deixa, a não ser pegadas;   nada se tira a não ser fotos! ) preserve o Meio Ambiente como se fosse sua casa.

18)   Não permita que os terrenos baldios sejam transformados em lixões e depósitos de utensílios velhos. ( ... como sofás, colchões que são belas moradas para ratos! )

19)   Mobilize as “Associações Comunitárias” em defesa da “Ecologia” Humana e Ambiental. Encaminhe às autoridades competentes as denúncias de transgressões ambientais.

Por Dr. Gilnei Fróes - (Escritor técnico-científico, Ecólogo, Médico-veterinário)    Em 1990 – Premio de Jornalismo da Brigada Militar do Estado do RGS (com artigo: “TAIM: paralelo 33° ...ameaçado”  (Diário da Manhã – Pelotas / RS); Indicação ao “The Rolex Awards 1990 (Genebra); e ao “The Global 500 Awards” (ONU / Kenya) Autor de livros: como “Dossiê da Amazônia”.  1° Premio do “I Latino Ambiental Awards”. Presidente do “ Instituto Bering Fróes Eco Global ” .  Autor de projetos ambientais internacionais.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios