Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

15 de out de 2010

Biosphere Sustainability Centre: centro cultural com emissão zero carbono

Biosphere Sustainability Centre - Imagem Paul Raff Studio

O Biosphere Sustainability Centre, na região de Thousand Island, em Ontário, Canadá, é um complexo cultural multiuso pensado para ser um poderoso catalisador sustentável do desenvolvimento ambiental, social e econômico.



O objetivo do Centro é o de incentivar o capital ambiental e humano para incrementar os resultado ambientais, sociais, culturais e econômicos, apontando uma direção global para o desenvolvimento sustentável regional com o centro servindo como uma atração chave e um portal de ligação para a região.
A Frontenac Arch Thousand Islands Biosphere, que inclue as “Thousand Islands”, é um local tombado pela UNESCO. Ela abrange o Rideau Canal World Heritage Site, outra denominação da UNESCO. Poucas partes no mundo têm ambas denominações, natural e cultural, da UNESCO. A região será conhecida como um espaço vibrante de classe mundial para a aprendizagem sobre experiências sustentáveis desenvolvidas em base a um capital natural e cultural únicos na região. O Biosphere Sustainability Centre abrigará residentes, estudantes e visitantes, como um porta para o aprendizado e a vivência da extraordinária herança ambiental, social e cultural da região.

 

Um grupo de organizações governamentais e sem fins lucrativos, assim como representantes locais e comunitários com missão e interesses comuns, caminham juntos para explorar os benefícios da criação do Centro de sustentabilidade. Várias organizações necessitam novos espaços para escritórios, exposições, atividades educacionais e promocionais, pesquisas e reuniões. Eles viram na destinação destas necessidades uma oportunidade para ter um significativo e sustentável impacto positivo no desenvolvimento econômico, cultural, ambiental e social desta região de Ontário Oriental.


A fábrica da Camcar Textron, no antigo Lowertown de Gananoque, apresentava-se como uma nascente área potencial e o Comitê imediatamente percebeu que os 11.500 metros quadrados tinha grande potencial para o desenvolvimento do projeto de re-uso pra o Biosphere Sustainability Centre. Com a proximidade de Gananoque Boat Line, que atrai entre 200.000 a 400.000 visitantes por ano para as Thousand Islands, assim como a boa localização geográfica para agir como um hub e um trampolim para o resto da região, o Lowertown foi selecionado.

Biosphere Sustainability Centre - Paul Raff Studio




O Biosphere Sustainability Centre inclui equipamentos para exposições e conferências, estúdios de artesãos, lojas e áreas para escritórios. A programação do edifício é integralmente para demonstrar para o público como as tecnologias de energia renovável, incluindo geotermia, água, solar, eólica e biomassa, podem ser usadas para oferecer aquecimento, resfriamento e eletricidade limpos, assim como o reaproveitamento da água. Além de tudo o centro servirá como um recurso educacional com um positivo impacto a longo prazo no planejamento, na vivência e no trabalho da região.


O projeto do Centro inclui dois telhados verdes com muros ajardinados, “biomuros” que servem para reciclar o ar e oferecer um escultural sombreamento ao longo do edifício. O edifício e a área são projetados para interconectar-se com a margem do rio que circunda a vizinhança. O traço mais surpreendente no Centro é uma proteção atmosférica que paira sobre o edifício e oferece múltiplas funções: coleta a luz do sol para painéis solares,oferece sombra, reflete a paisagem circundante e provê canais para coleta da água da chuva nos cantos do edifício que, nos meses de inverno, transformam-se numa espetacular escultura de pingentes de gelo.


Ficha Técnica:
Nome do projeto: Biosphere Sustainability Centre
Cliente: Frontenac Arch Biosphere Consortium
Localização: Gananoque, Canada
Área: 11.508 m2
Uso: Defesa da sustentabilidade, exposições, pesquisa, centro comunitário