Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

29 de out de 2009

Telhado Verde em Módulos


Telhado verde em módulos
Idéia eficaz para trazer mais verde ao meio urbano, a cobertura gramada também atua como um bom isolante térmico e acústico
Idéia eficaz para trazer mais verde ao meio urbano, a cobertura gramada também atua como um bom isolante térmico e acústico. “Neste projeto, uma lâmina de água reaproveitada de 4 cm, situada abaixo da grama, ajuda a manter a temperatura interna ainda mais amena.
Trata-se de uma solução ideal para locais quentes e com longos períodos de estiagem, já que garante a rega do jardim”, explica a arquiteta gaúcha Patrícia Popp, que utilizou módulos fornecidos pela empresa Ecotelhado. A grama-esmeralda, que auxilia a filtragem da água no sistema de reúso, tem raízes curtas para não danificar os componentes do conjunto (abaixo).

O custo desse tipo de telhado (cerca de 50% maior em relação ao de telhas comuns) se paga, segundo a arquiteta. “Ele dispensa climatização interna e tratamento acústico, além de economizar água”, aponta.

REUSO DE ÁGUA
A água dos chuveiros e das pias é filtrada num reservatório e então bombeada até o telhado para a rega da grama, responsável por uma nova filtragem. Então, escoa para o sistema laminar, que a redireciona para as descargas.

SISTEMA LAMINAR
Os módulos (1) são posicionados sobre a laje impermeabilizada com os sulcos para baixo. Eles são cobertos com uma manta que os separa das raízes, sobre a qual se dispõe uma camada de substrato fibroso (2) onde será plantada a grama. Porosos, os módulos são feitos de um material rígido que retém a umidade e os nutrientes e permite a passagem da água. Regulada por um ladrão (3), a lâmina de água mantém-se em 4 cm. Para facilitar a manutenção, que deve ocorrer duas vezes ao ano, o ralo sifonado fica dentro de uma caixa de inspeção (4). O sistema tem, no total, 16 cm de espessura e pesa em torno de 120 kg/m2.
Fonte: Por Daniela Lapetina http://casa.abril.com.br/
Revista Arquiteura e Construção - 09/2008